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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Hortaliças. |
Data corrente: |
29/12/2017 |
Data da última atualização: |
29/12/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
ONOYAMA, S. S.; CRUZ, E. M.; NAGATA, A. K. I.; FREITAS, J. S. |
Afiliação: |
SILVIA SATIKO ONOYAMA MORI, SRI; EDUARDO MACHADO CRUZ, CNPH; ALICE KAZUKO INOUE NAGATA, CNPH; JONATHAN SIMÕES FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, NUCLEO DE TECNOLOGIA DA QUALIDADE E DA INOVAÇÃO. |
Título: |
Technology Roadmapping, um método para apoiar a gestão tecnológica. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 17, n. 2, p. 233-251, mai/ago. 2017. |
ISSN: |
2177-6652 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Esta pesquisa teve como objetivo aplicar o método Technology Roadmapping (TRM) para o planejamento tecnológico de pesquisa em tomateiro de mesa, com foco em fitossanidade (doenças e pragas). A pesquisa-ação foi utilizada para o desenvolvimento do estudo obedecendo às seguintes etapas: (1) reflexão inicial exploratória e definição do problema e do escopo; (2) planejamento da pesquisa, com a realização de pesquisas em bases primárias e secundárias para levantamento de informações de mercado, do produto e de tecnologias; (3) execução das ações estabelecidas, com a construção do Roadmapping sobre pragas e doenças do tomateiro; (4) realização de análise das observações, reflexões e avaliações, que ocorreram durante o processo de pesquisa. |
Palavras-Chave: |
Prospecção tecnológica. |
Thesagro: |
Planejamento; Transferência de Tecnologia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/170119/1/NAGATA-et-al-Revista-Gestao-e-Tecnologia-v17-n2-p-233-251-mai-ago-2017.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Hortaliças (CNPH) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
10/02/2021 |
Data da última atualização: |
12/02/2021 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
GIL, A. V. de F.; MOREIRA, J. M. M. A. P.; SANTOS FILHO, J. I. dos. |
Afiliação: |
ANDREW VINICIUS DE FREITAS GIL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF; JONAS IRINEU DOS SANTOS FILHO, CNPSA. |
Título: |
Competitividade do Brasil no mercado mundial de celulose entre 2005 e 2019. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 18. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Documentos, 343). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A celulose é uma importante commodity na economia mundial. Nos últimos 14 anos foi observado um crescimento do mercado mundial de aproximados 80%, passando de US$ 21,86 bilhões para US$ 39,46 bilhões em volume médio anual de importação. O Brasil vem se destacando como um grande player no mercado mundial, crescendo suas exportações em 180% no mesmo período (de US$ 2,45 bilhões para US$ 6,89 bilhões). O objetivo do presente trabalho foi analisar a competitividade do Brasil no mercado mundial da celulose, nos últimos 14 anos. Para isso, o trabalho usou o método do observatório de Agrocadenas, adaptado por Santos Filho, que consiste em comparar o tamanho dos mercados mundiais e suas taxas geométricas médias de crescimento (TGMC) com a TGMC mundial, e classificar os mercados em grande, importante, potencial e inexpressivo, considerando o market share (MS) brasileiro no mesmo e à TGMC do Brasil no referido mercado. Como resultados, verificou-se que o mercado mundial de celulose cresceu a uma TGMC de 5,04% ao ano, no período, e 21 países concentraram 95% das importações mundiais em 2019. O Brasil é um grande player tantonos grandes mercados (Estados Unidos, União Europeia e China) como em mercados menores (Argentina e Emirados Árabes), com MS maior que 15% e crescimento de suas exportações para tais mercados acima da TGMC média mundial; também tem-se destacado em importantes mercados potenciais (MS < 15%), como Coreia do Sul, Índia e Turquia; o País tem aumentado sua participação na América do Norte (Canadá e México). O mercado japonês está estagnado, mas o Brasil tem aumentado seu MS de forma tímida. Já na Malásia e Indonésia, o País tem decrescido suas exportações (TGMC de -18,96% e -4,29%, respectivamente) no período. Logo, conclui-se que o Brasil é um grande competidor neste mercado, principalmente nos grandes países e está ampliando a participação em mercados menores, perdendo espaço em poucos mercados mundiais. MenosA celulose é uma importante commodity na economia mundial. Nos últimos 14 anos foi observado um crescimento do mercado mundial de aproximados 80%, passando de US$ 21,86 bilhões para US$ 39,46 bilhões em volume médio anual de importação. O Brasil vem se destacando como um grande player no mercado mundial, crescendo suas exportações em 180% no mesmo período (de US$ 2,45 bilhões para US$ 6,89 bilhões). O objetivo do presente trabalho foi analisar a competitividade do Brasil no mercado mundial da celulose, nos últimos 14 anos. Para isso, o trabalho usou o método do observatório de Agrocadenas, adaptado por Santos Filho, que consiste em comparar o tamanho dos mercados mundiais e suas taxas geométricas médias de crescimento (TGMC) com a TGMC mundial, e classificar os mercados em grande, importante, potencial e inexpressivo, considerando o market share (MS) brasileiro no mesmo e à TGMC do Brasil no referido mercado. Como resultados, verificou-se que o mercado mundial de celulose cresceu a uma TGMC de 5,04% ao ano, no período, e 21 países concentraram 95% das importações mundiais em 2019. O Brasil é um grande player tantonos grandes mercados (Estados Unidos, União Europeia e China) como em mercados menores (Argentina e Emirados Árabes), com MS maior que 15% e crescimento de suas exportações para tais mercados acima da TGMC média mundial; também tem-se destacado em importantes mercados potenciais (MS < 15%), como Coreia do Sul, Índia e Turquia; o País tem aumentado sua participação n... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Competitividade; Potencial de exportação; Taxa geométrica média de crescimento. |
Thesagro: |
Celulose; Exportação. |
Thesaurus NAL: |
Market share. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/221057/1/Doc-343-1904-Evinci-2020-final-20.pdf
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Marc: |
LEADER 02780nam a2200217 a 4500 001 2129908 005 2021-02-12 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGIL, A. V. de F. 245 $aCompetitividade do Brasil no mercado mundial de celulose entre 2005 e 2019.$h[electronic resource] 260 $aIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 18.$c2020 490 $a(Embrapa Florestas. Documentos, 343). 520 $aA celulose é uma importante commodity na economia mundial. Nos últimos 14 anos foi observado um crescimento do mercado mundial de aproximados 80%, passando de US$ 21,86 bilhões para US$ 39,46 bilhões em volume médio anual de importação. O Brasil vem se destacando como um grande player no mercado mundial, crescendo suas exportações em 180% no mesmo período (de US$ 2,45 bilhões para US$ 6,89 bilhões). O objetivo do presente trabalho foi analisar a competitividade do Brasil no mercado mundial da celulose, nos últimos 14 anos. Para isso, o trabalho usou o método do observatório de Agrocadenas, adaptado por Santos Filho, que consiste em comparar o tamanho dos mercados mundiais e suas taxas geométricas médias de crescimento (TGMC) com a TGMC mundial, e classificar os mercados em grande, importante, potencial e inexpressivo, considerando o market share (MS) brasileiro no mesmo e à TGMC do Brasil no referido mercado. Como resultados, verificou-se que o mercado mundial de celulose cresceu a uma TGMC de 5,04% ao ano, no período, e 21 países concentraram 95% das importações mundiais em 2019. O Brasil é um grande player tantonos grandes mercados (Estados Unidos, União Europeia e China) como em mercados menores (Argentina e Emirados Árabes), com MS maior que 15% e crescimento de suas exportações para tais mercados acima da TGMC média mundial; também tem-se destacado em importantes mercados potenciais (MS < 15%), como Coreia do Sul, Índia e Turquia; o País tem aumentado sua participação na América do Norte (Canadá e México). O mercado japonês está estagnado, mas o Brasil tem aumentado seu MS de forma tímida. Já na Malásia e Indonésia, o País tem decrescido suas exportações (TGMC de -18,96% e -4,29%, respectivamente) no período. Logo, conclui-se que o Brasil é um grande competidor neste mercado, principalmente nos grandes países e está ampliando a participação em mercados menores, perdendo espaço em poucos mercados mundiais. 650 $aMarket share 650 $aCelulose 650 $aExportação 653 $aCompetitividade 653 $aPotencial de exportação 653 $aTaxa geométrica média de crescimento 700 1 $aMOREIRA, J. M. M. A. P. 700 1 $aSANTOS FILHO, J. I. dos
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